quinta-feira

Bem vindo

A Kathena foi formada em 2009 e sua primeira apresentação foi em um evento dentro da Sociedade São Vicente de Paulo, em setembro daquele ano. Em seguida festivais de música secular convidaram o grupo para se apresentar em diversos eventos realizados em clubes e igrejas, inclusive uma apresentação na igreja evangélica Renascer em Cristo.

Com uma música diferente do que vinha sendo feito por outros grupos, a Kathena foi destaque em revistas especializadas em música independente, como a Feira Moderna Zine e a Latitude Zero, além de matérias nas seções de cultura de jornais da região Leste Fluminense.

O álbum Kathena Acústico foi lançado de forma independente no fim de 2010. Com oito músicas de autoria do grupo, a banda apresenta neste trabalho seu pop rock em versões acústicas e com arranjos diferentes dos que vinham sendo tocados nas apresentações. Gravado em apenas uma semana, a produção foi feita pelos próprios membros da banda.

Algumas das músicas do Acústico, como "Debaixo do Sol" e "Resgata-me", foram reproduzidas em rádios da região e também em rádios online, e tiveram boa aceitação. Na internet estas músicas foram as mais executas juntamente com "Contramão" e "Stand By". Mas depois do começo promissor houve muitas mudanças na formação do grupo e banda fez uma pausa.

Em 2013 o grupo volta e lança um EP chamado Tribulação, com duas músicas. A faixa título que é instrumental e a balada "Paz", que teve parte de sua gravação cortada no fim da faixa. Isso porque, sem vocalista fixo, quem assumiu os vocais do grupo foi Pinguim, o único membro que permanece desde o início da banda e, insatisfeito com o resultado das gravações, acabou lançando o material com apenas uma música cantada.

Intitulado de Libertação, o trabalho de 2015 ainda traz Pinguim nos vocais. Nas músicas além da faixa título do EP de 2013, "Tribulação", traz algumas músicas inéditas como "Longe de Você", "Como a Águia" e ainda versões elétricas de músicas que foram lançadas em formato acústico, como "Rosas da Ilusão" e "Vinte e Dois de Maio". Umas das primeiras composições do grupo, "Na Caverna", que nunca tinha sido tocada por acharem "muito pesada", acabou sendo gravada para este álbum.